/Hospedagem de Sites: descubra como funciona

Hospedagem de Sites: descubra como funciona

Servidor:

Um servidor é um computador mais robusto que possui recursos e um melhor desempenho que um computador tradicional, ele possui a função de armazenar diversos arquivos para deixa-los disponíveis para que outros computadores consigam acessar.

Domínio:

É importante compreender as diferenças entre hospedagem de sites e domínio antes de desenvolver um site.

Um domínio é um nome que serve para encontrar e identificar conjuntos de computadores na Web, já uma hospedagem de sites, como você viu no post de hoje, é um serviço que nos permite publicar seu site em um servidor, e através disso permitir que seu site fique disponível para acesso em qualquer lugar.

O nome de domínio foi criado com a intenção de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem domínios teríamos que memorizar uma sequência de números, denominados IP.

Armazenamento em disco

O armazenamento em disco é a quantidade de dados medida em MB que se pode armazenar no disco rígido do servidor. Alguns provedores possuem todos os dados armazenados na área de FTP apenas, outros também contam o limite de banco de dados, e-mails e até logs de acesso.

Transferência mensal
A transferência mensal é medida em MB ou em GB, ela mede tanto a quantidade de dados transferido do servidor para os visitantes do site e vice-versa.

Muitos provedores de hospedagem também contam na taxa de transferência o tráfego de e-mail (SMTP, POP3), FTP, entre outros protocolos.

Essa taxa é reiniciada no primeiro segundo de cada mês e geralmente os painéis de controle permitem obter um extrato de quanto está sendo utilizado para o mês corrente.

Serviços essenciais
Um Servidor Web para hospedagem de sites, como Apache ou IIS
Serviço de e-mail, com SMTP, POP3 e talvez IMAP.
Serviço de DNSpara resolução de host ame em INPS
Serviço de publicação, provavelmente pelo protocolo FTP.
Estatísticas gráficas, que são softwares que processam os logs do servidor HTTP