/O que é SSL/TLS e HTTPS?

O que é SSL/TLS e HTTPS?

O que é SSL/TLS e HTTPS?

SSL significa Secure Sockets Layer, um tipo de segurança digital que permite a comunicação criptografada entre um site e um navegador. Atualmente a tecnologia se encontra depreciada e está sendo completamente substituída pelo TLS.

TLS é uma sigla que representa Transport Layer Security e certifica a proteção de dados de maneira semelhante ao SSL. Como o SSL não está mais de fato em uso, esse é o termo correto que deveria ser utilizado.

HTTPS é uma extensão segura do HTTP. Os sites que configurarem um certificado SSL/TLS podem utilizar o protocolo HTTPS para estabelecer uma comunicação segura com o servidor.

  • O objetivo do SSL/TLS é tornar segura a transmissão de informações sensíveis como dados pessoais, de pagamento ou de login.
  • É uma alternativa à transferência de dados em texto simples na qual a conexão ao servidor não é criptografada e torna mais difícil para que hackers possam interceptar a conexão e roubar dados.
  • A maioria das pessoas já estão familiarizadas com SSL/TLS que são utilizadas por webmasters para assegurar seus sites e oferecer uma opção segura para efetuar transferências.
  • É possível identificar que um site possui certificado SSL/TLS quando há um cadeado indicando a conexão segura próximo à URL no navegador.

Como os Certificados SSL/TLS Funcionam?

Certificados SSL/TLS funcionam por unir digitalmente uma chave criptográfica à informação de identificação de uma companhia. Isso permite que dados possam ser transferidos de maneira que não podem ser descobertos por terceiros.

Simulação de como os certificados SSL funcionam

O SSL/TLS funciona através de chaves públicas e privadas, além de chaves de sessão para cada conexão segura. Quando o visitante coloca uma URL com SSL no navegador e navega pela página segura, o navegador e o servidor fazer uma conexão.

Durante a conexão inicial as chaves públicas e privadas são utilizadas para criar uma chave de sessão, que então é utilizada para criptografar e descriptografar os dados sendo transferidos. Essa chave de sessão vai se manter válida por tempo limitado e só vai ser utilizada para essa sessão específica.

Para saber se um site utiliza a conexão SSL basta procurar por um ícone de cadeado ao lado da URL, no navegador. Ao clicar no cadeado você deve encontrar informações sobre o certificado em questão e realizar configurações.

Quando e Por Que é Essencial ter um Certificado SSL/TLS?

O SSL/TLS é essencial sempre que houver informações sensíveis sendo transmitidas, como nomes de usuário, senhas e informações de pagamento.

O objetivo do SSL/TLS é garantir que somente uma pessoa – a pessoa ou organização para quem os dados estão sendo transmitidos – possa ter acesso às informações. Isso é particularmente importante quando consideramos a quantidade de dispositivos e servidores pelo qual a informação passa antes de chegar no seu destino.

exemplo de site seguro

exemplo de 

Existem 3 casos onde ter um SSL/TLS é essencial:

  • Quando é preciso de autenticação: Qualquer servidor pode se passar por seu servidor interceptando as informações sendo transmitidas no caminho. O SSL/TLS permite que você comprove a identidade do seu servidor para que os visitantes saibam que é autêntico.
  • Para garantir confiabilidade: Quem possui uma loja virtual ou algum site que solicita o uso de informações pessoais é importante criar um senso de segurança para que as pessoas se sintam confortáveis em fornecer seus dados. Um certificado SSL/TLS é uma maneira visível de dizer aos seus visitantes que seus dados vão estar seguros.
  • Quando você precisa estar de acordo com os padrões da indústria: Em algumas indústrias, como de finanças, é necessário manter um padrão básico de segurança. Existem também algumas exigências do PCI (Payment Card Industry) para quem deseja aceitar pagamentos via cartão de crédito em seu site, e uma delas é a utilização de um certificado SSL/TLS.

É importante lembrar que o certificado SSL/TLS é válido para diversos dispositivos, o que o torna uma opção de segurança ainda mais versátil na era de dispositivos móveis. Os benefícios de ter um certificado SSL/TLS faz valer muito a pena o investimento.

O SSL/TLS Possui Impacto no SEO?

A resposta curta é: sim.

O Google fez mudanças no algoritmo em 2014 para priorizar sites que possuem certificados SSL, que tem sido seu foco desde então. Já foi oficializado que sites que possuem certificado terão ranqueamento melhor do que sites sem certificado quando os outros critérios estiverem iguais, e enquanto os sites seguros são apenas 1% dos resultados, 40% das pesquisas possuem pelo menos 1 site seguro na primeira página.

site sem ssl e com ssl, qual impacto no seo?

Em termos práticos, o SSL faz pouca diferença para o SEO, e apenas sua instalação vai fazer menos efeito do que a criação regular de conteúdos novos e construção de um perfil de links forte. Mas isso não quer dizer que deve ser esquecido.

Outro aspecto importante de ser considerado é que os mecanismos de busca utilizam uma grande variedade de métricas para determinar o ranqueamento dos sites. Uma dessas métricas é a taxa de rejeição do seu site, quando os visitantes acessam seu conteúdo e saem logo em seguida, e ter um certificado SSL pode aumentar as chances de seu visitante ficar. Outras métricas também podem ser afetadas pelo uso ou não de um certificado SSL.

Configurar um certificado SSL definitivamente tem um efeito positivo no ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca, mas esse não é o principal motivo para ter um. O maior benefício que ele pode trazer é ganhar a confiança de seus visitantes e o SEO vem como bônus.

Qual é a Relação Entre SSL/TLS e HTTPS?

Quando você instala um certificado SSL a transmissão de dados é configurada para ser feita via HTTPS. Ambas as tecnologias andam de mãos dadas e não funcionam uma sem a outra.

URLs são procedidas por HTTP (Hypertext Transfer Protocol) ou HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure). Isso é efetivamente o que determina como qualquer dado recebido ou enviado é transmitido.

http e https, diferenças


Um certificado SSL/TLS não precisa custar uma fortuna. Confira os certificados baratos da Hostinger!

Isso significa que outra maneira de identificar se o site possui um certificado SSL é verificar que está carregando com protocolo HTTP ou HTTPS. Isso porque o protocolo HTTPS exige um certificado SSL para funcionar.

Indicação do Chrome de que o Site Utiliza SSL/TLS

Os grandes navegadores como Google Chrome, Firefox e Microsoft Edge mostram quando o usuário está acessando um site com conexão segura. No Chrome, por exemplo, você vê um cadeado verde logo ao lado da URL. Para saber mais detalhes sobre o certificado basta clicar no cadeado.

E mais, desde a atualização do Google Chrome em Julho de 2018, Os sites sem certificado SSL/TLS mostram uma mensagem de “não seguro.

Como os navegadores estão fazendo muito esforço para mostrar quais sites são seguros ou não, é uma boa ideia proteger seu site. Assim seus visitantes saberão que estão em um site seguro assim que acessarem.